top of page

Os Desafios do Conhecimento na Área da Farmacologia

  • Foto do escritor: Julino Soares
    Julino Soares
  • 12 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

A farmacologia está inserida no processo histórico da ciência na busca por controlar os processos naturais e satisfazer as necessidades humanas, mas diferente de outros ramos do pensamento, essa ciência comumente possui a urgência da aplicação.

Se por um lado temos o fortalecimento da proposta da medicina translacional, por outro ainda temos impasses éticos, técnicos e legais na transferência da pesquisa acadêmica para a aplicação direta “na beira do leito”. A saúde baseada em evidência é uma aliada essencial na tomada de decisão para essa aplicação, mas como podemos lidar com as incertezas do conhecimento e os riscos associados ao uso de medicamentos? Qual é o lugar do conhecimento empírico na era da informação?

Olhe a sua volta, observe com atenção os seus afazeres. Agora separe em uma balança quais conhecimentos científicos você é capaz de explicar logicamente e quais foram assumidos como verdade por possuírem os signos da ciência. Caso contrário, quanto tempo de vida precisaríamos para verdadeiramente nos apropriarmos das informações disponíveis que julgamos serem fundamentais para nossas atividades? Sinto que todo o esforço em nos apropriarmos do conhecimento científico se torna cada vez maior e, mesmo assim, ele ainda mais rapidamente nos escapa pelos dedos.

O meu conhecimento está sempre em débito com as atualizações científicas que surgem da intersecção de diferentes áreas. Porém, à medida que as barreiras entre as áreas do conhecimento se desfazem, a formação de profissionais híbridos será inevitável.

Somos dependentes de sistemas eletrônicos para acessar e selecionar grandes volumes de informação e a nossa capacidade de decisão e análise de risco já está se integrando a sistemas de inteligência artificial.

Conceitos como Big Data, BlockChain e Biohacking já são discutidos na área da saúde, juntando-se a outros como cidadania biológica, clínica ampliada e compartilhada, nanotecnologia, seres limítrofes e manipulação genética de embriões humanos.

A experiência proporcionada pelas incertezas do conhecimento científico pode ser angustiante, mas também possibilita criarmos vínculos de solidariedade e ganhar maior clareza quando essas experiências são compartilhadas. Vamos pensar juntos?

“Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar” Emmanuel Kant

Extraído de: http://www.pcare.com.br/2018/03/13/os-desafios-do-conhecimento-na-area-da-farmacologia/

http://www.pcare.com.br/congresso/

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page